Auto-Suficiência – Um Princípio de Bem Estar

Uma noite o telefone tocou na casa de Russell Hakes, que na época estava servindo como presidente de estaca. “Presidente Hakes “,disse a voz de um homem determinado “, eu me recuso a armazenar o leite em pó! A Igreja quer que eu armazene  leite em pó, e eu não vou fazer! “O Presidente Hakes podia sentir a emoção na voz do homem. Ele assegurou-lhe que a Igreja não esperava que ele armazenasse o leite em pó, se ele não quizesse. “Você pode escolher qualquer tipo de armazenamento para um período de um ano”, disse ele, tentando acalmar o seu interlocutor.”Bem, eu vou ter problemas se eu armazenar o leite em pó!” O homem bufou, um pouco apaziguado. “Tenho seis vacas!”

Nós todos podemos apreciar o humor da situação. Quando nossos líderes nos impelem a sermos auto-suficientes, para gerir os nossos recursos com sabedoria, e estar preparado para emergências. O que eles estão nos pedindo é para convidarmos o espírito de auto-suficiência e do viver previdente em nossas casas, como neste exemplo de uma mãe no México.

Mãe solteira, irmã de Guasave,Dolia Rodriguez, no México, também está ensinando princípios de bem-estar, da auto-suficiência e gestão de recursos para seus seis filhos. Quando seu filho mais velho, Martin, decidiu servir uma missão, ela estabeleceu uma empresa para produzir e vender iogurte. Os recursos atualmente ajudam a pagar a missão de Martin, e as outras crianças, que tem idade suficiente, estão ajudando e aprendendo valiosas habilidades.

Alguns dos objetivos de gestão financeira e de recursos que você e sua família pode discutir são: pagar o dízimo e ofertas; fazer um orçamento familiar para os gastos, vivendo dentro de sua renda; planejamento de grandes compras, evitando o uso  de crédito quando for posível; sair da dívida , ter um plano de poupança, fornecendo segurança financeira para os momentos de deficiência e idade avançada; e cuidar bem de suas posses.

 “A vida é feita de pequenos atos diários”, disse a Irmã Barbara B. Smith, ex-presidente geral da Sociedade de Socorro. “A poupança nos orçamentos dos alimentos vêm por centavos, não apenas por dólares. Orçamento para o vestuário são cortados por costurar, remendar, costura por costura. Casas são mantidos em bom estado de conservação do prego por prego. Casas previdêntes não vêm por decreto ou por pincelada larga. Casas previdentes vêm de pequenos atos realizados bem dia após dia. Quando enxergamos em nossas mentes a grande visão, então nós nos disciplinamos pela constância, pequenos passos que fazem isso acontecer. “(Ensign, Nov. 1980, p. 86.)

Captar a visão da auto-suficiência é uma parte importante da nossa responsabilidade de viver previdente e ajudar os outros nestes últimos dias. Neste esforço, O Senhor é, certamente, nosso maior recurso. Se nas nossas orações convidarmos Sua ajuda e orientação e agir sobre ela, estaremos preparados.”Se estiverdes preparados, não temereis.” (D & C 38:30.)

Enviado por Elder Evan Ray, Missionário de Serviços Humanitários

Anúncios

Sobre autossuficienciabrasil

Destinado a troca de know-how entre os Especialistas de Autossuficiência de Alas e Estacas
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.