Fies tem crédito extra de 1,6 bilhão de reais

A expectativa é que 400.000 estudantes tomem financiamentos em 2013

 zzsxxz

Fies concede financiamento em cursos de ensino superior de instituições privadas (Thinkstock)

O governo federal abriu um crédito extra no valor de 1,68 bilhão de reais para o Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) voltado a estudantes que cursam a graduação em instituições privadas. A lei 12.791, que dispõe sobre o crédito adicional do programa, foi publicada na edição desta segunda-feira doDiário Oficial da União. Segundo a norma, os recursos são provenientes do superávit financeiro do governo federal em 2011.

Leia também:
Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade
Fies: confira passo a passo para inscrição

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o orçamento do Fies para 2013 é de 7,8 bilhões. A expectativa é que 400.000 novos contratos de financiamento sejam assinados por estudantes.

Criado em 1999, o Fies é destinado a estudantes com renda familiar bruta de até 20 salários mínimos (13.560 reais) e que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação com conceito igual ou superior a 3 na avaliação do MEC. A lista das instituições habilitadas a participar do programa está disponível no site http://sisfiesportal.mec.gov.br/pesquisa.html. O interessado também deve comprovar que a mensalidade do curso escolhido compromete pelo menos 20% de sua renda familiar.

É importante lembrar que o financiamento é feito obrigatoriamente pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal, instituições financeiras controladas pela União, e pode ser solicitado em qualquer período do ano.

Para participar do Fies, estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 devem comprovar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ficam isentos da exigência apenas professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino e funcionários de instituições públicas, regularmente matriculados em cursos de licenciatura ou pedagogia.

Link: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/fies-tem-credito-extra-de-1-6-bilhao-de-reais

Sobre autossuficienciabrasil

Destinado a troca de know-how entre os Especialistas de Autossuficiência de Alas e Estacas
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.