A Autossuficiência Profissional – Emprego

Emprego

Cada indivíduo tem suas necessidades, seus sonhos e seu potencial. É normalmente através do emprego ou de uma oportunidade de trabalho que atendemos nossas necessidades pessoais e familiares, realizamos nossos sonhos e desenvolvemos nosso potencial. Sendo assim, vale a pena todo esforço para se construir uma carreira profissional sólida.

O passo mais importante para se construir uma carreira profissional é primeiramente definir a direção, depois buscar a qualificação para esta direção de carreira, interagir com os recursos de busca de emprego na área profissional escolhida, iniciar os esforços para se construir uma rede de contatos e empreender esforços para fazer o ciclo da autossuficiência girar ajudando outros a também construírem uma carreira sólida.

Direção

Ha três coisas importantes quando falamos de direção em carreira. A primeira é saber qual área de trabalho você se realizaria, a segunda é entender onde você está hoje e finalmente, quais seriam os próximos passos para levar sua carreira a patamares mais altos. Sua carreira não é algo rígido que não pode ser mudado, há também épocas em nossa vida que talvez possamos mudar a direção de nossa carreira porque passamos a entender melhor o que queremos ou novas oportunidades aparecem.

Busque fazer testes vocacionais, conversar com profissionais, leia livros de carreira ou guia de profissões. Estes podem ajudar a definir sua direção, assim como separar áreas especificas de seu interesse e se aprofundar numa pesquisa para entender melhor e tomar sua decisão.

Qualificação

A qualificação pode ser dividida na sigla CHA+R, que quer dizer Conhecimento, Habilidade, Atitude e Resultados. As empresas normalmente contratam as pessoas pelo CHA+R. Então trabalhe cada uma das áreas de sua qualificação.

Conhecimento: busque cursos na área de trabalho escolhida, certificações valorizadas na área, idiomas e cursos de aperfeiçoamento.

Habilidade: obtenha experiência prática de trabalho, por meio de estágios, trabalhando com alguém, ajudando voluntariamente, etc. O importante é obter o máximo de experiência prática.

Desenvolva sua Postura Profissional, isto é uma das coisas que identificamos pela Atitude e Resultados que as pessoas apresentam. A atitude é o querer fazer ou como a pessoa se comporta durante o trabalho. Já os resultados são medidos pela entrega das tarefas, produtos, projetos ou processos concluídos. Procure sempre observar e melhorar seu comportamento e resultados, seja grato aos que lhe dão feedbacks honestos de pontos positivos e pontos a melhorar.

Aprender as Técnicas de Busca de Emprego

Familiarize-se com os recursos que o Centro de Autossuficiência de sua região dispõe e use-os. Aprenda como buscar emprego por meio do 15/10/2, assista o CASP, faça seu cadastro no LDSJobs.org com seu número de membro, preencha o seu perfil completo, explore as muitas dicas do site, busque as consultorias do Currículo Triângulo de Ouro, Práticas de Entrevistas, frequente Feiras de Empregos, Palestras sobre Carreira, que são ministradas pelo SRE/CA, etc. Estes recursos podem fazer uma diferença muito grande ao ensinar você a buscar emprego ou oportunidades de trabalho e continuar crescendo em sua carreira.

Construção de Rede de Contatos

Cerca de 66% das oportunidades de emprego são obtidas por meio de rede de contatos ou networking, metade disto são todas as pessoas que você conhece e a outra metade é estar em contato com potenciais empregadores. Busque sempre oportunidades para conhecer e desenvolver relacionamentos duradouros com as pessoas e potenciais empregadores. Aproveite todas as oportunidades, inclusive de participar de feira de empregos para expandir sua rede de contatos e construa bons relacionamentos.

Ajudar outros a construir sua Carreira, fazer o Ciclo Girar

Uma das melhores maneiras de se desenvolver rede de contatos é ajudar a todos sem esperar algo em troca. Quando nos esforçamos para ajudar outros em suas carreiras, aprendemos mais sobre as pessoas, as carreiras e solidificamos relacionamentos e principalmente criamos amigos que vão sempre estar interessados em nos ajudar, se algum dia precisarmos.

Ao ajudarmos as pessoas, fazemos o ciclo da autossuficiência girar, passamos a desenvolver pessoas, líderes, fortalecemos amizades, famílias, a Igreja e nosso país.

 

Hilton Costa

Gerente do Centro de Autossuficiência de Porto Alegre

SPHR – Senior Professional in Human Resources – EUA – 2010

MPA em Gestão de Recursos Humanos pela BYU – EUA – 2010

Anúncios

Sobre autossuficienciabrasil

Destinado a troca de know-how entre os Especialistas de Autossuficiência de Alas e Estacas
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.