Autossuficiência – Saúde

Uma das maiores bênçãos que recebemos quando viemos à Terra foi a de receber um corpo físico. Necessitamos desse corpo para nos tornar como o Pai Celestial. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17;6:19–20). Nosso corpo é sagrado.

Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele. Ele sabe que podemos ser pessoas mais felizes e melhores, especialmente quando somos saudáveis. O Espírito Santo pode ficar conosco, se nosso corpo e nossa mente forem puros. O Pai Celestial sabe que somos tentados a tratar o corpo de maneira imprópria ou a ingerir substâncias prejudiciais. Por essa razão Ele nos disse quais as coisas que são boas para a saúde e quais são ruins. (Ver Princípios do Evangelho, capítulo 29)

Doutrina e Convênios 89 ensina o que devemos fazer para manter nossa saúde. Lá aprendemos que não devemos utilizar algumas substâncias. O uso de álcool, fumo, café, chá preto e drogas prejudicam nossa saúde. Todos os esforços para não usar essas substâncias devem ser empregados.

A alimentação reflete diretamente em nossa saúde. A ingestão de alimentos ricos em gordura, fritura e com excesso de sal ou açúcar podem trazer doenças com o passar dos anos.

Contudo, a Lei de Saúde do Senhor também nos alerta para o que devemos fazer e ingerir. Vegetais, legumes, grãos e frutas são recomendados por nutricionistas e médicos em nossa alimentação diária. Beber dois litros de água por dia é o recomendado por especialistas em saúde.

A população mundial necessita, cada vez mais da prática de exercícios físicos regulares em sua rotina diária para combater os efeitos nocivos da vida sedentária. Entre eles, a obesidade, que vem sendo apontada como o grande mal deste século. Podemos pensar que não temos tempo, lugar ou disposição para nos exercitar. Contudo, é recomendado que pratiquemos exercícios no mínimo três vezes por semana, por trinta minutos cada vez. Se não investirmos tempo hoje em saúde preventiva, gastaremos no futuro tentando remediar as consequências de não termos cuidado antes. Iniciemos com algo que gostamos, mesmo que seja caminhar um pouco a cada dia. Cada pequeno esforço é válido.

Outro assunto que interfere diretamente em nossa saúde: dormir bem. É uma necessidade básica pois precisamos disso para nos manter vivos. “…Cessai de dormir mais do que o necessário; recolhei-vos cedo, para que não vos canseis; levantai-vos cedo, para que vosso corpo e vossa mente sejam fortalecidos” (D&C 88:124), mostra o padrão dado pelo Senhor para o repouso diário.

Não temos segurança total com relação a nossa saúde. Contudo, seguindo esses conselhos, aumentamos as probabilidades de termos um corpo saudável, disposição física para as atividades diárias e consequentemente conseguiremos servir melhor ao Senhor.

Cartaz Saúde 2.0

Anúncios

Sobre autossuficienciabrasil

Destinado a troca de know-how entre os Especialistas de Autossuficiência de Alas e Estacas
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.